Sobre compaixão e empatia: momentos de palpite

Outro dia li uma denúncia no Facebook de um religioso que teria passado com seu carro diversas vezes sobre um animal para matá-lo e vi as pessoas irritadas com o fato de uma pessoa, que professa uma fé que indica caminhos de paz, fazer isso…

Aí pensei se ele não tinha compaixão do pobre bicho. E me obriguei a pensar o que era a compaixão, de onde vinha, para que serve. Dizem que compaixão não  é simpatia. Ok.

Há vários sentimentos que nós seres humanos cultivamos porque socialmente assim aprendemos mas, no momento, estou achando que compaixão não é um deles. Quem tem, tem. Quem não… Olha… No máximo não age para que sua falta de compaixão permaneça nas sombras.

Porque?
Porque para que tenhamos compaixão é preciso empatia, é preciso que nos vejamos no outro e, para isso é preciso que sejamos capazes de sair de nós. De pensar a vida, ao menos por alguns segundos, longe dessa roda viva autocentrada que a rotina ajuda a nos afogar até o último fio de cabelo.

Mas então deveria haver empatia entre um homem e um animal?

Essa é uma outra questão da compaixão e sua amiga, a empatia: na noção hierárquica de superioridade o que se vê acima não é capaz de se ver no outro, porque o outro, lhe sendo inferior, não é digno de ser pensado como um igual pelo qual devo me comover… É ele quem deve a mim, eu estou além dele… (Aquele papo de amar o inimigo acaba não entrando aí né?)
padre_1

Talvez por isso tantos pensadores tenham falado que a verdadeira compaixão passa por considerar aqueles que normalmente a maioria não consideraria.

Talvez e só talvez amar o seu inimigo tenha relação não com quem se odeia, mas com quem você despreza…

Só palpite…

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s