Dorothea Lange (1895-1965)

 

Dorothea Lange
Dorothea Lange

Nascida em Hoboken, New Jersey, filha de imigrantes alemães, estudou na Columbia University, tendo como professor o fotógrafo Clarence H. White.
Em 1912, abriu um estúdio fotográfico em São Francisco. Começou a trabalhar como fotógrafa retratista, mas, mesmo interessando-se pelo aspecto psicológico dos seus sujeitos, o seu trabalho é sempre ligado ao estilo pictórico daquele período.
A depressão americana do início dos anos 1930, porém, mudou drasticamente o seu modo de fotografar.
Trabalhando para a “Farm Security Administration” (FSA) , fundada pelo Congresso dos Etados Unidos, Dorothea Lange inicia uma actividade documentarística do grande movimento migratório dos desesperados que se dirigiam para a Califórnia. Esta esperiência virá a marcá-la para o resto da sua vida. Os retratos que ela fez durante este período revelam a profunda compreênsão, compaixão e sensibilidade para com o género humano. A sua obra mais famosa “A mãe migrante, Nipomo Califórnia” simboliza o triunfo do espírito humano em tempos de grande dificuldade.
As fotos de Dorothea Lange inspiram Steinbeck no seu famoso romance “The Grapes of Wrath” que, por sua vez, foi adaptado para o cinema pelo realizador John Ford.
Dorothea Lange continuou a trabalhar como fotógrafa documentarista durante o resto da sua carreira, fotografando as dificuldades nas quais viviam os mais necessitados da América, mas, mostrando ao mesmo tempo o orgulho e a dignidade com que estes enfrentavam as adversidades da propria existência.
Em 1972, o Whitney Museum fez uma comemoração com uma exposição das suas obras sobre os campos concentração nos Estados Unidos para os cidadãos nipo-americanos.
Em 1965, Dorothea Lange morre de cancro alguns dias antes da inauguração de uma grande exposição, retrospectiva da sua obra, no Museu de Arte Moderna de New York.

 

Algumas de suas fotografias:

 

 

Criança e sua Mãe
Criança e sua Mãe

 

 

Contadino
Contadino

 

 

Catador de Algodão
Catador de Algodão

 

 

Mãe Imigrante
Mãe Imigrante

 

 

Tulareifornia
Tulareifornia

Comentários?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s